A história da Copa das Confederações

A 1ª edição da Copa das Confederações foi realizada em 1992 na Arábia Saudita. Naquela época a Copa era chamada de Copa do Rei (King Fahd Cup) e participaram do evento apenas a própria Arábia Saudita e outras três seleções convidadas: Costa do Marfim, Estados Unidos e Argentina – que acabou vencendo a competição.

Em 1995, a Arábia Saudita promoveu novamente a competição, na qual seis seleções disputaram o evento – Argentina, Dinamarca, Japão, México, Nigéria e a seleção anfitriã – Arábia Saudita. A grande surpresa ficou por conta do título conquistado pela Dinamarca que bateu a Argentina na grande final por 2 a 0.

O número de espectadores nas duas edições (280 mil), apesar de realizadas na Arábia Saudita e não serem oficiais, era atraente e a FIFA viu com bons olhos o evento, chamando para si a organização a partir de 1997.

Campeões e Vice-campeões da Copa das Confederações

1992

Campeão: Argentina

Vice-campeão: Arábia Saudita

 

1995

Campeão: Dinamarca

Vice-campeão: Argentina

 

1997

Campeão: Brasil

Vice-campeão: Austrália

 

1999

Campeão: México

Vice-campeão: Brasil

 

2001

Campeão: França

Vice-campeão: Japão

 

2003

Campeão: França

Vice-campeão: Camarões

 

2005

Campeão: Brasil

Vice-campeão: Argentina

 

2009

Campeão: Brasil

Vice-campeão: Estados Unidos

 

Apesar de continuar a ser realizada na Arábia Saudita, a Copa das Confederações já passou a contar com oito seleções representando os seis continentes. O número de espectadores pulou para cerca de 300 mil.

Em 1999, pela primeira vez em sua história, a Copa das Confederações deixou de ser realizada na Arábia Saudita. O torneio foi disputado no México que soube muito bem aproveitar a vantagem de jogar em casa e levou o título da competição ao derrotar a seleção canarinho na final. A edição seguinte, em 2001, foi realizada no Japão e Coreia do Sul, países que sediariam a Copa do Mundo em 2002. Dessa maneira o torneio ganhou ainda mais importância já que serviu, pela primeira vez, como preparatório para a disputa do Mundial. A França ficou com o título não só desta edição, como também da edição seguinte, em 2003, quando sediou a competição.

Em 2005 a FIFA anunciou mais uma grande mudança. A partir desta edição o evento não mais seria realizado de dois em dois anos e sim, passaria a ser disputado de quatro em quatro anos, sempre no ano anterior ao da realização da Copa do Mundo. Essa edição foi disputada na Alemanha e o Brasil foi o grande campeão ao derrotar a seleção da Argentina por 4 a 1 na grande final.

Em 2009 a Copa das Confederações foi realizada na África do Sul, país que também sediou a Copa do Mundo em 2010. E, seguindo a tradição, 2013 está sendo a nossa vez de promover o evento uma vez que o Brasil será o país-sede da Copa do Mundo de 2014.

 

Dedos cruzados e força na torcida pra nossa seleção!

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s