Gênio da Pop Art, Andy Warhol completaria 85 anos

andy_warhol_2_0_0_0x0_475x517

Objetos banais em forma de ícones assinados pelo gênio do silkscreen e da publicidade.

Andy Warhol tratou símbolos de consumo americanos da década de 60 com a grandeza da arte renascentista. Revolucionário, tinha personalidade tão forte quanto às cores que imprimia nos quadros. Ele chegou a dizer: “Se você quiser conhecer Andy Warhol, olhe na superfície dos meus quadros. Não tem nada atrás”.

Estudioso, o filho de imigrantes tchecos conhecia a história da arte. Começou a carreira como ilustrador de revistas de moda e vitrinista, mas logo se tornou um artista popular e valorizado.

Fascinado por celebridades e pelo universo pop, retratou personagens que foram símbolo do seu tempo e que se tornaram quadros de célebres museus. Camisetas e cartazes se espalharam pelo mundo. Tudo em cores fortes e formas simples, que ele multiplicava com a serigrafia e aumentava o impacto visual.

É dele a célebre frase que afirmava que: “No futuro todo mundo terá 15 minutos de fama”. Ele transformou seu estúdio em Nova York em uma fábrica de novidades nas artes plásticas, literatura, cinema e música. Promovia artistas da vanguarda pop. Foi nele que nasceu uma das bandas mais importantes do rock dos anos 60: o Velvet Underground.

Em 22 de fevereiro de 1987 , morreu no hospital devido a um ataque cardíaco logo após uma operação de visicula biliar.

Hoje, o movimento da pop art popularizado por Andy inspira diversos universos, inclusive na moda, e seu legado em diferentes tipos de expressões culturais ainda é muito presente nos dias de hoje.

kiss

POP_ART_by_Andy_Warhol

expoente-warhol11

andy-warhol-campbells-soup-cans-22 (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s