Campeonato Catarinense de Parapente

Nos próximos dias 7 e 8 de dezembro Rio dos Cedros sediará a 5ª Etapa do Campeonato Catarinense de Parapente 2013. Esta será a última etapa do ano e reunirá cerca de 80 pilotos que disputam o campeonato.

As condições climáticas não foram propícias para a prática do esporte em várias etapas do campeonato, isso acarretou no cancelamento de algumas provas e com isso os pilotos não conseguiram acumular muitos pontos para o ranking anual. Este fato faz com que a etapa de Rio dos Cedros seja a mais importante do campeonato, pois matematicamente, qualquer piloto mesmo que não tenha participado de nenhuma outra etapa pode ser consagrado campeão catarinense se conseguir obter 100% dos pontos disputados nesta etapa e outros pilotos não comparecerem ou não pontuarem nesta etapa.
Em Rio dos Cedros serão disputados 2.000 pontos. Atualmente o ranking é liderado por Moacir Mior de Jaraguá do Sul com 1.908 pontos, seguido por Daniel Arcaro de Araranguá com 1.841 pontos e Ronnie Koerich de Curitiba com 1.824 pontos

Como funciona o campeonato ?
O campeonato é realizado em várias cidades de Santa Catarina durante o ano.
A definição das provas ocorre no dia da competição, de acordo com as condições climáticas, direção do vento, entre outros aspectos. Há vários tipos de equipamentos com performances diferentes, mas a classificação é definida de acordo com a homologação dos equipamentos. São elas: “Serial”, parapentes homologados com alto grau de desempenho e recomendados para pilotos muito experientes, “Sport”, parapentes homologados com menor desempenho e mais segurança, “Start”, parapentes homologados com menor desempenho recomendado para pilotos iniciantes. Há também uma premiação por equipes. As provas geralmente consistem em sobrevoar pontos especificados no GPS dos pilotos e quem fizer o trajeto em menor tempo, ganha mais pontos. A prova é igual para todos, independente do equipamento ou do nível técnico de cada participante.
Ao final de cada prova, os participantes entregam seus GPSs para a organização conferir os voos e aplicar a pontuação. A soma da pontuação dos dois dias define o campeão de cada categoria.

A concentração do evento, assim como as inscrições, apuração dos resultados e premiações ocorrerão no Parque Recreativo Águas de São Bernando. Já o local de decolagem é no alto do morro São Bernardo, no Pesque e Pague Andreazza. A partir das 9h, tanto no sábado como no domingo, os participantes se reunirão no local da concentração, mas decolarão somente entre 12h e 14h. Porém, na parte da manhã haverá decolagens que não fazem parte da competição, chamadas de “freefly”.

Toda a comunidade pode prestigiar o evento, tanto no Parque Recreativo Águas de São Bernando, como nas proximidades da rampa de decolagem que, segundo os integrantes do Timbó Clube de Voo Livre, é o melhor local para acompanhar a competição.

O evento é uma realização do Timbó Clube de Voo Livre, Federação Catarinense de Voo Livre e Associação Brasileira de Parapente, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, Sol Paragliders, Manobra Radical, Grupo Germer, Parque Recreativo Águas de São Bernardo, Top 10 Multimarcas, Excelente Alimentos, AGA Radiadores, Cervejaria Borck, Escola de Parapente Tribo do Vento e Graftim.

1460057_534770339947277_1205171892_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s