Frio e calor extremos

Saiba como nosso corpo reage ao calor e frio intensos nesta época de inverno rigoroso no Hemisfério Norte e verão muito quente no Sul

calor-ou-frio

Em alguns pontos dos EUA a sensação térmica chegou a -50ºC.

Os termômetros chegaram a marcar -48ºC, batendo recordes de duas décadas, acompanhada de neve e chuvas de granizo. O frio é tanto que inclusive os ursos polares e os pinguins dos zoológicos de algumas cidades como Chicago foram cobertos.

O frio registrado em boa parte dos EUA foi tão intenso que a água quente, em ponto de fervura, lançada ao ar congela quase instantaneamente, passando a se transformar automaticamente em neve.

Quando a temperatura fica abaixo dos -25ºC, a pele exposta fica congelada em questão de minutos e a hipotermia não demora a surgir. O frio intenso pode provocar graves lesões na pele em poucos minutos de exposição ao ar livre.

Tais temperaturas são difíceis de se imaginar no Brasil, onde no mesmo período foi registrado calor de mais de 40ºC no sul do Brasil, onde o clima costuma ser mais ameno.

O calor intenso é tão prejudicial quanto o frio intenso. Ficar em um ambiente muito quente (com temperaturas acima de 40ºC) por períodos prolongados dificulta o controle térmico do corpo e pode causar a condição conhecida como hipertermia.

Se houver exposição prolongada ao calor em excesso, é possível aparecerem sintomas como aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e dificuldade de concentração. Sintomas mais graves, como desidratação, insolação e cãibras, estão entre os principais indícios do calor extremo no organismo, que também costuma causar náuseas, vômito e suor intenso. Aumenta ainda o risco de câncer de pele – o mais frequente na população – e há a possibilidade de ocorrer queimaduras solares que, se não tratadas, podem evoluir para um câncer de pele.

Se não conseguimos ir contra a natureza vamos então nos cuidar, mantendo o corpo sempre muito hidratado e evitando exposição prolongada a essas temperaturas extremas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s