Capelinha de Melão é de São João (…) ♫♪

Capelinha de Melão é de São João (…) ♫♪

 

Estamos em junho, e isso nos lembra o que? Pinhão, quentão, bandeirinhas, quadrilhas… Certo? Festa Junina! Essa festa tão legal que liberta o espírito de criança que existe em todos nós.

 

E você sabe como essa festa surgiu?

Vamos viajar no tempo e voltar para antes da Idade Média, quando as festas juninas (ou joaninas como eram chamadas no início) eram consideradas festas pagãs. Passou a ser considerada uma festa cristã, pela Igreja Católica após a Idade Média, quando começou a ser utilizada para celebrar dias de santos do mês de junho:

Santo Antônio – 13 de junho

São João – 24 de junho

São Pedro – 29 de junho.

Por isso o nome Festa Junina, antes era conhecida como Festa Joanina, devido ao vínculo com a Festa de São João, único santo católico festejado no dia do seu nascimento e não da sua morte.

 

E quem disse que essa festa é comemorada só no Brasil? Essas festividades também são comemoradas em países como: Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Austrália.

Para a Festa Junina ser o que é hoje, cada país influenciou um pouquinho. O costume de comemorar santos de junho foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Os fogos de artifício foram influência da cultura chinesa. A dança de fitas é de origem espanhola. A quadrilha é característica da dança marcada dos franceses, características dos nobres. Todas essas culturas foram se misturando com tradições indígenas, afro-brasileira e outras trazidas por imigrantes do mundo todo. Daí se explica as características próprias das festas em cada região brasileira.

 

Hoje essa festa é uma das festas mais festejadas no Brasil, principalmente no Nordeste, onde em várias cidades é decretado feriado municipal. As cidades de Campina Grande, na Paraíba e Caruaru, em Pernambuco, se destacam pela grandiosidade dos festejos realizados anualmente e disputam entre si, o título de “O melhor São João do Mundo”.

 

Fonte: http://www.drzem.com.br/2009/06/curiosidades-do-sao-joao-origem-das.html

s1

Festa de São João de Caruaru 2013 – Fonte: Google.com

s2

Festa de São João de Campina Grande 2013 – Fonte: Google.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s